quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Agu@ Essência da Vida

Projeto: ÁGU@ -Essência da vida

Água.
“ Se por muitos séculos ela não teve respeito, é chegado o momento de fazer algo concreto para salvaguardar este recurso, para o bem da vida do planeta e de todos os seres vivos. A água é o recurso natural fundamental para a sobrevivência dos seres vivos.





Trabalhamos com nossos alunos do Ensino Fundamental e Médio com o projeto AGU@ - Essência da Vida, juntamente com outras disciplinas como Química, Física, Biologia, Português e Artes. Nossos alunos aprenderam a composição da água, a água no ser humano, Economia de água, poesias, charges, paródias, teatros, entre muitas outras coisas.
Dentro da disciplina de Matemática, analisamos o consumo de água da escola e desenvolvemos a aplicação de gráficos para melhor visualização; Pesquisamos a distribuição de água potável no planeta, no Brasil, no Espírito Santo e também no nosso município. Através desta pesquisa confeccionamos murais com curiosidades, tabelas e gráficos demonstrando nossa pesquisa, bem como trabalhamos nos laboratórios de informática no aprendizado de como construir tabelas e gráficos no Excel.
 Nossos alunos visitaram o SAAE de Itapemirim e puderam aprender como a água é tratada e também a Lagoa Guanandy, que é de onde é retirada a água para nosso consumo local e assim puderam avaliar as condições ambientais da lagoa, bem como elaborar projetos de proteção ambiental. Após a visita nossos alunos construíram maquetes representando o sistema de tratamento do SAAE, bem como o tratamento de esgoto, e como esta água chega as nossas casas, demonstrando também os encanamentos por onde a água passa.
Para o desenvolvimento deste projeto, nossos alunos estudaram tabelas e gráficos (média, desvio médio), as operações básicas, porcentagem, juros(multas) para cálculo do consumo e distribuição da água, cálculo de área, perímetro e volume.
No dia 26 de Março fizemos uma exposição dos trabalhos de nossos alunos para a comunidade local, onde seus trabalhos foram muito apreciados.