sábado, 27 de abril de 2013

3º ANO SIMULADO DE FILOSOFIA. QUESTÕES DE 1 A 14 GABARITO NO FINAL


QUESTÃO 01
 
Assinale a alternativa correta.
 
(A) Embora a arte, como fruto de atitudes essencialmente humanas, tenha a sua origem tão afastada no tempo, talvez tão antiga quanto a própria origem da linguagem e do homem, é somente a partir do Iluminismo, no século XVII, que se pode falar de uma história da arte no mundo ocidental.
 
(B) A primeira e mais antiga relação entre Arte e Natureza, proposta pela Filosofia, foi o simbolismo: "a arte simboliza a natureza", escreve Aristóteles.
 
(C) A noção de estética, quando formulada e desenvolvida no Renascimento, pressupunha que a arte é produto da sensibilidade do artista e que sua finalidade é a contemplação racional por parte do público.
 
(D) A partir do Romantismo, a Filosofia passa a definir a obra de arte como imitação, isto é, como representação harmônica das formas, dos ritmos, das cores, das palavras ou dos sons, sendo que o valor da obra é buscado no gênio criador do artista.
 
(E) Entre os séculos XV e XIX, entre o Renascimento e o Impressionismo, altera-se a ideia de um objeto sempre igual a si mesmo, posto para ser representado e podendo ser permanentemente comparado com a representação dele. Surge em seu lugar a ideia de um objeto que se modifica diante de nosso olhar.
 
QUESTÃO – 02

A noção de estética, quando formulada e desenvolvida nos séculos XVIII e XIX, concebia as artes como belas-artes e pressupunha que
 
1. a arte é uma atividade humana dependente da política, visto que a sua finalidade é servir os grupos economicamente dominantes e dirigentes, isto é, aqueles que podem pagar pelas obras de arte
 
2. a arte é produto da experiência sensorial ou perceptiva (sensibilidade), da imaginação e da inspiração do artista como criador autônomo ou livre
 
3. a finalidade da arte é desinteressada (não utilitária) ou contemplativa. Em outras palavras, a obra de arte não está a serviço do culto, nem da prática moral das virtudes, assim como não está destinada a produzir objetos de uso e de consumo, e sim a propiciar a contemplação da beleza
 
4. o belo é diferente do bom e do verdadeiro. O bem é objeto da ética; a verdade, objeto da ciência e da metafísica; e a beleza, o objeto próprio da estética
 
Estão corretas apenas as afirmativas
 
A) 1, 3 e 4
 
B) 1, 2 e 3
 
C) 2, 3 e 4
 
D) 3 e 4
 
E) 2 e 4
 
QUESTÃO 03
Através da cultura de massa, o homem é subordinado ao progresso da técnica e esta o destrói, fragmenta-o em sua subjetividade para dar lugar à razão instrumental, ou seja, a razão é reduzida à instrumentalidade. A partir dessa análise, Theodor Adorno e Max Horkheimer utilizaram pela primeira vez o termo "indústria cultural". 
Relaciona-se à ideia de indústria cultural:
 
I. Cultura de massa e cultura popular.
 
II. A criticidade e aceitação dos valores emancipatórios divulgados pelos meios de comunicação de massa.
 
III. Cultura humana colocada a serviço da manipulação das consciências.
 
IV. Manipulação ideológica com o objetivo de seduzir os espectadores em vários níveis psicológicos.
 
Com relação à ideia de indústria cultural a partir de Adorno e Horkheimer, pode-se afirmar que está(ão) incorreta(s):
 
a) as assertivas II e IV.
 
b) as assertivas I e III.
 
c) apenas a assertiva II.
 
d) apenas a assertiva I.
QUESTÃO 04 
O conceito de Ideologia é diversificado em sua história semântica, entretanto no campo filosófico, a partir das contribuições da tradição marxista, ele foi associado ao de Alienação, passando a funcionar como uma ferramenta crítica das ordens políticas e sociais do capitalismo. Sobre esse tema, marque a alternativa FALSA, ou seja, que não corresponde a uma caracterização rigorosa da Ideologia como instrumento de alienação. 
a) "Ideologia é o conjunto de ideias e concepções sem fundamento, mera análise ou discussão oca de ideias abstratas que não correspondem a fatos reais".
 
b) "A ideologia é um corpo explicativo (representações) e prático (normas, regras, preceitos) de caráter prescritivo, normativo, regulador, cuja função é dar aos membros de uma sociedade dividida em classes uma explicação racional para as diferenças sociais, políticas e culturais, sem jamais atribuir tais diferenças à divisão da sociedade em classes, a partir das divisões na esfera produtiva".
 
c) "A função da ideologia é apagar as diferenças como de classes e fornecer aos membros da sociedade o sentimento da identidade social, encontrando certos referenciais de todos e para todos, como, por exemplo, a Humanidade, a Liberdade, a Igualdade, a Nação, ou o Estado".
 
d) "A ideologia tem como função assegurar uma determinada relação dos homens entre si e com suas condições de existência, adaptando os indivíduos às tarefas prefixadas pela sociedade. Portanto, a ideologia assegura a coesão dos homens e a aceitação sem críticas das tarefas mais penosas e pouco recompensadoras, em nome da "Vontade de Deus" ou do "dever moral" ou simplesmente como decorrente da "ordem natural das coisas"".
 
e) "A ideologia é alienadora porque mostra uma realidade invertida, ou seja, o que seria a origem da realidade é posta como produto e vice-versa. Por exemplo, a ideologia burguesa afirma que existem nos homens diferenças individuais e que estas determinam a desigualdade social: a desigualdade natural seria a causa da desigualdade social. Mas a sociedade é na verdade resultado da práxis, e as desigualdades sociais estabelecidas pela divisão do trabalho e pelas relações de produção é que determinam (são causas) as desigualdades individuais".
 

Leia o fragmento para responder às questões de 21 a 23.
 
"É muito conhecida a célebre frase de Pascal, filósofo francês do século XVII: "O coração tem razões que a razão desconhece". Nessa frase, as palavras razões e razão não têm o mesmo significado, indicando coisas diversas. Razões são os motivos do coração, enquanto razão é algo diferente de coração; este é o nome que damos para as emoções e paixões, enquanto "razão" é o nome que damos à consciência intelectual e moral". (Marilena Chauí, Convite à Filosofia, p.70).
 

QUESTÃO 05

Feita a leitura do fragmento acima citado, é possível afirmar acerca da razão 
I. que não há atividade filosófica, portanto racional, que não tenha como primeiro motor a paixão pelo objeto que se pretende conhecer;
 
II. por meio da expressão "que a razão desconhece", Pascal estabelece a distinção entre paixão e razão;
 
III. a fórmula razões do coração teria maior importância enquanto figura retórica que figura conceitual.
 
É correto apenas o que se afirma em
 
(A) I.
 
(B) I e II.
 
(C) I e III.
 
(D) II e III.
 

QUESTÃO 06

Uma vez estabelecida a premissa que o coração possui suas próprias razões, é correto afirmar que 
(A) pelo termo "razões" devemos entender a própria irracionalidade natural às nossas paixões.
 
(B) o termo "razões" implica em uma atividade regida pela consciência intelectual.
 
(C) o termo "razões", traduzido também por "paixões", consiste em toda atividade contrária à vontade.
 
(D) o termo "razões" confere aos nossos impulsos passionais o estatuto de ação virtuosa.

QUESTÃO 07
 
Ao conjunto de ideias, opiniões, crenças que orientam uma determinada ação, em um sentido amplo, podemos denominar: 
a. ( ) Manual.
 
b. (  ) Ideologia.
 
c. ( ) Partido político.
 
d. ( ) Regimento.
 
e. ( ) Alienação.
QUESTÃO 08 
Para ele, somos seres naturalmente afetivos, nosso corpo é diretamente afetado por outros corpos e afeta tantos outros. Esse afeto ou sentimento é, portanto, constitutivo de nosso corpo e de nossa alma: 
A) Aristóteles
 
B) Immanuel Kant
 
C) Baruch Espinoza
 
D) Descartes
 
E) Platão
 
QUESTÃO 09
Através da cultura de massa, o homem é subordinado ao progresso da técnica e esta o destrói, fragmenta-o em sua subjetividade para dar lugar à razão instrumental, ou seja, a razão é reduzida à instrumentalidade. A partir dessa análise, Theodor Adorno e Max Horkheimer utilizaram pela primeira vez o termo "indústria cultural". 
Relaciona-se à ideia de indústria cultural:
 
I. Cultura de massa e cultura popular.
 
II. A criticidade e aceitação dos valores emancipatórios divulgados pelos meios de comunicação de massa.
 
III. Cultura humana colocada a serviço da manipulação das consciências.
 
IV. Manipulação ideológica com o objetivo de seduzir os espectadores em vários níveis psicológicos.
 
Com relação à ideia de indústria cultural a partir de Adorno e Horkheimer, pode-se afirmar que está(ão) incorreta(s):
 
a) as assertivas II e IV.
 
b) as assertivas I e III.
 
c) apenas a assertiva II.
 
d) apenas a assertiva I.
 


QUESTÃO 10
"Quando Walter Benjamim se matou, aos 48 anos, em setembro de 1940, fugindo da polícia francesa do regime de Vichy (pró-Hitler) e barrado na fronteira com a Espanha pela política franquista, vivia exilado e desempregado em Paris. Sem jamais ter conseguido um posto de professor na universidade, mantinha-se como crítico literário, com um pequeno auxílio do Instituto de Pesquisa Social, embrião da escola de Frankfurt. 
Havia publicado poucos livros, alguns artigos, várias resenhas, mas as portas se fechavam cada vez mais para ele em razão de sua origem judaica alemã. Era conhecido num pequeno círculo de amigos, em sua maioria escritores que fugiram do nazismo: Brecht, Adorno, Scholem, e, em Paris, também Bataille e Klossovski.
 
Quando, em compensação, Benjamin caiu em domínio público, 70 anos mais tarde, sua fama não cessava de crescer. Por mais justificado que seja, tal fenômeno deve nos deixar desconfiados. Teria Benjamin se transformado em mais um "bem cultural", um "Kulturgut", isto é, uma mercadoria cultural, cujo valor de fetiche ele não se cansou de denunciar?"
 
[GAGNEBIN, Jeanne Marie. Uma epidemia de traduções. Folha de São Paulo, 07 de outubro de 2012, p.06 - Caderno Ilustríssima]
 
Assinale a alternativa que apresenta uma das principais ideias desenvolvidas por Benjamin:
 
a) Na modernidade, a transformação na maneira de produzir mercadorias cria um indivíduo possuidor de visão de mundo fragmentada.
 
b) Na modernidade, a reprodutibilidade técnica abole progressivamente a aura de unicidade e de autenticidade da obra de arte.
 
c) Na modernidade, o fortalecimento das organizações da sociedade civil transforma os intelectuais nos principais agentes da revolução social.
 
d) Na modernidade, com o avanço tecnológico, a mais valia absoluta perde o seu potencial de explicação crítica para a exploração estrutural do sistema capitalista.
 
QUESTÃO 11
Na concepção de Thomas Hobbes, todo homem é opaco aos olhos de seu semelhante - eu não sei o que o outro deseja, e por isso tenho que fazer uma suposição de qual será a sua atitude mais prudente, mais razoável. Como ele também não sabe o que quero, também é forçado a supor o que farei. Dessas suposições recíprocas, decorre que o mais razoável para cada um é atacar o outro, ou para vencê-lo, ou simplesmente para evitar um ataque possível: assim, a guerra se generaliza entre os homens. Por isso, se não há um Estado controlando e reprimindo, fazer a guerra contra os homens é a atitude mais racional. (Weffort, Francisco (org.). Os Clássicos da política. São Paulo, Ática, 2006, vol. 1, p. 55. Adaptado) 
O texto citado apresenta um pressuposto fundamental da filosofia de Hobbes. De acordo com essa tese,
 
(A) no estado de natureza estão presentes os mesmos parâmetros que presidem a vida socializada.
 
(B) sob quaisquer circunstâncias, a luta de todos contra todos corresponde à atitude mais racional possível.
 
(C) a natureza humana é essencialmente pacífica, sendo corrompida somente após a instalação do pacto social.
 
(D) a vida socializada perpetua o estado de inimizade vigente sob as condições do estado de natureza.
 
(E) o pacto social instala as condições que permitem a superação do estado de natureza entre os homens.
 
QUESTÃO 12
Podemos rejeitar a existência de uma capacidade original, por assim dizer natural de distinguir o bom do mau. O que é mau frequentemente não é de modo algum o que é prejudicial ou perigoso ao ego; pelo contrário, pode ser algo desejável pelo ego e prazeroso para ele. De uma vez que os próprios sentimentos de uma pessoa não a conduziriam ao longo desse caminho, ela deve ter um motivo para submeter-se a essa influência estranha. Esse motivo é facilmente descoberto no desamparo e na dependência dela em relação a outras pessoas, e pode ser bem mais designado como medo da perda de amor. 
(Marcondes, Danilo. Textos básicos de ética - de Platão a Foucault. Rio de Janeiro, Zahar, 2007, p. 128)
 
Considerando a explicação psicanalítica para a questão moral analisada no texto, as concepções de bom e de mau (A) são categorias metafísicas e por isso transcendentes em relação ao homem.
 
(B) estão relacionadas à vida emocional na relação com outras pessoas.
 
(C) derivam do exame racional da realidade por parte da consciência.
 
(D) dependem do grau de rigor na aplicação de punições dadas pela justiça.
 
(E) contém conteúdo inato, estabelecido previamente por leis naturais.
QUESTÃO 13 
A súbita e espetacular ascensão do trabalho, da mais baixa e desprezível posição à mais alta categoria, como a mais estimada de todas as atividades humanas, começou quando Locke descobriu que o trabalho é a fonte de toda propriedade. Prosseguiu quando Adam Smith afirmou que o trabalho era fonte de toda riqueza e atingiu o clímax no sistema de trabalho de Marx, no qual o trabalho passou a ser a fonte de toda a produtividade e a expressão da própria humanidade do homem. (Arendt, Hannah. A condição humana. Rio de Janeiro, Forense universitária, 2010, p. 125) 
Sobre os pensadores citados no texto de Hannah Arendt e suas concepções sobre o trabalho, pode-se afirmar que
 
(A) apresentam uma valorização que é típica da era moderna.
 
(B) aos três é comum uma valorização de natureza metafísica.
 
(C) eles enaltecem o trabalho sob o ponto de vista da ética protestante.
 
(D) nos três casos o trabalho é abordado sob um ponto de vista liberal.
 
(E) eles apresentam o trabalho sob uma ótica medieval, como tripalium.
QUESTÃO 14
Uma vez que Pascal declara que a razão desconhece as razões do coração, é correto afirmar que 
(A) a razão possui níveis diversos de manifestação.
 
(B) as paixões que dominam o homem não se tornam objeto à compreensão intelectual.
 
(C) as emoções movem o coração, enquanto que a razão é movida pela vontade de conhecer.
 
(D) há um conceito tradicional de razão que não estabelece nenhum vínculo relacional com o irracional.
GABARITO
1-E
2-C
3-C
4-A
5-D
6-A
7-C
8-B
9-C
10-C
11-B
12-E
13-B
14-A

2 comentários:

  1. Ola, meu nome é Sandro e primeiramente dar os parabéns pelo BLOG, uma excelente ferramenta para a utilização para os alunos; destarte na questão 07 consta no gabrito como certa a C, mas na verdade é a questão B.
    att.
    Sandro

    ResponderExcluir
  2. Belo blog, tenho certeza que está ajudando muitas pessoas, parabéns!!!!!!

    ResponderExcluir